Qual a verdadeira cor do Sol?

Quando vemos o Sol amarelo temos a intuição que esta seria a verdadeira cor correspondente, ou em algumas imagens astronômicas o vemos em diferentes cores, porém aqui da Terra temos que levar em consideração que a nossa atmosfera atua sobre os seus fótons de maneira que esta espalha mais eficazmente comprimento de onda mais curtos como por exemplo o violeta e o azul (daí a razão para o céu ser azul). Mas se visto do espaço qual é a sua cor?
Para responder isso devemos analisar a curva de corpo negro proposta por Planck. Essa curva mostra a radiancia espectral em função do comprimento de onda e a temperatura (em Kelvin). É sabido que o Sol é aproximadamente um corpo negro com temperatura superficial em torno de 5000 K (a temperatura do núcleo é bem maior perto de milhões de graus kelvin). Usando a função de corpo negro apresentada abaixo:

Resultado de imagem para planck curve 

Podemos verificar que o pico de emissão está em torno do amarelo mas toda a energia em fótons vindo do Sol é a área abaixo da curva de 5000 K, no visível é a soma da porção visível. Como o pico de emissão está praticamente na parte central toda a soma resulta (soma de todas as cores) em branco, assim o Sol  visto do espaço é branco.
Soma dos fótons no visível
Esta mesma análise vale para as outras estrelas onde temperaturas maiores tem o pico de emissão mais para comprimentos de onda menores (fótons mais energéticos), por isso que estrelas mais quentes são azuis e brancas e estrelas vermelhas com fótons de comprimentos de onda maiores correspondem a corpos mais frios.

Comentários